Compartilhando experiências e expectativas

O objetivo dessa seção é expor as atividades desenvolvidas em sala de aula tendo como norte a utilização das obras analisadas na aba filmes, assim como promover o compartilhamento das experiências dos membros do grupo de estudos Planejando com cinema. Portanto, é uma maneira não só de divulgar essas experiências, mas oferecer uma oportunidade concreta de pensarmos juntos a utilização do recurso fílmico. Creio que a partir da visualização das atividades aqui expostas, seja possível uma melhor interação com os leitores do site, provavelmente interessados no uso do cinema na escola. Os textos publicados nesse espaço darão continuidade a uma experiência que completou dez anos em novembro de 2019. Refiro-me ao blog CineHistória.



Logo que comecei a lecionar, o uso de filmes acompanhou minha trajetória em sala de aula. Com o passar do tempo, fui percebendo que essa ferramenta exigia muitos cuidados, o que demandaria certo aprofundamento teórico e uma maior sistematização nas abordagens didático-pedagógicas. Ou seja, fui percebendo que precisaria fugir o mais rápido possível da exploração superficial do cinema em sala de aula, e para isso eu teria que me tornar o que atualmente se convencionou chamar de “professor pesquisador”, ou seja, procurar enxergar a escola, ou mais especificamente a sala de aula, como um objeto de pesquisa. Refletir sobre ela a partir de uma problematização, e propor alternativas de intervenção.

A evolução natural dessas inquietações culminou com a criação do Projeto História e Cinema. Inicialmente desenvolvido no Centro de Educação de Jovens e Adultos Joaquim Gomes Basílio, e depois conjuntamente com a escola de Ensino Fundamental Afonso Tavares de Luna, ambos na cidade de Brejo Santo, interior do Ceará. Em 2009, comecei a sentir necessidade de promover uma divulgação das atividades que realizávamos com os alunos, pois percebi que a abordagem que propunha para o uso do cinema não se enquadrava nos tradicionais esquemas de ilustração dos conteúdos, muito menos sob a justificativa de tornar as aulas mais “atrativas”. Daí surgiu a ideia da criação do referido blog. De certa forma, não apenas essa seção, mas todo este site, podem ser encarados como uma evolução dele.

Por isso mesmo, nas primeiras postagens irei fazer um breve relato de como se deu a experiência da utilização de filmes nessas duas escolas. São muitos anos, então não me permitirei alongar os textos, embora faça questão de reconhecer a existência de uma trajetória que antecedeu o atual estágio da minha pesquisa, até mesmo para afirmar sua historicidade. Procurarei apresentar a essência dessa trabalho apenas, dando uma ideia ao leitor de como propus a utilização do filme nessas duas modalidades da Educação básica, de fato, bem distintas. Porém, como atualmente meu objetivo é discutir a apropriação das noções de tempo e temporalidade através dos filmes, será esse o foco das postagens subsequentes, a começar pelas oficinas que realizei com os alunos da modalidade semipresencial da EJA.

Muito bem, espero que as experiências aqui apresentadas possam dar margem a reflexões. Imagino também que várias contestações e acréscimos, assim como dúvidas, podem surgir da leitura dos textos. Aguardo ansioso pela opinião dos leitores, especialmente professores de História, ou de qualquer outro componente curricular, que desejem conversar sobre o uso do cinema na escola. Sei que este trabalho ainda tem muito a crescer. Nunca chegamos onde queremos, porque sempre queremos mais. Conto com a ajuda de vocês. Até a próxima!

setembro 4, 2020

Anatomia de uma experiência

Os usos do curta-metragem Barbosa no ensino de História à distância: relato de uma experiência.
janeiro 25, 2020

Do ouro à água, entre outras mudanças (e permanências)

Comentários
janeiro 24, 2020

Os tempos da Vida Maria

Comentários
janeiro 7, 2020

“O osso virou uma nave”: compreendendo a representação do tempo e aprendendo a pensar historicamente.

Comentários
janeiro 7, 2020

Construindo uma linha do tempo com o cinema

Comentários
janeiro 7, 2020

Cinema e contemporaneidade

Comentários
parallax background

O autor


Caro leitor, meu nome é Josemar de Medeiros Cruz. Sou professor de História da rede pública de ensino do Estado do Ceará e também integro o quadro docente da Secretária de Educação do município de Brejo Santo. Coordeno o projeto História & Cinema há mais de dez anos, e além deste espaço, escrevo também para os blogs CineHistória e Chá com cinema.


 

Em caso de dúvidas, sugestões, ou quaisquer outras demandas cujo interesse for as temáticas tratadas aqui, podem entrar em contato comigo.

Comentários